O PREPARO MINUCIOSO DA SUA BEBIDA FAVORITA

Você entra na cafeteria e observa o cardápio. Depois de checar as várias opções, acaba decidindo-se pelo café preparado do jeito que você mais gosta. Enquanto o barista prepara o seu pedido, você se deixa envolver pelo sublime aroma da cafeína. E então, seu espetacular, incomparável e glorioso café chega até a sua mesa, te fazendo viajar em cada gota daquele sabor supremo.

Antes chegar ao final da xícara, você não consegue evitar que uma dúvida surja em sua mente: “De onde vem tanta deliciosidade?” Apesar do sabor não poder ser descrito em palavras, o preparo minucioso é essencial para garantir toda a essência desta bebida especialíssima.

ESPRESSO

Uma pedida tão comum quanto deliciosa! Para preparar um Espresso especialíssimo, o pó deve ser levemente compactado ao ser colocado no compartimento. A máquina deve estar bem regulada para garantir a temperatura e pressão corretas. Antes de retirar o café, a máquina é acionada sem o pó. Assim, a água quente vai passar pelos seus circuitos e aquecê-los, evitando o choque térmico na hora da preparação.

COADO

Como não amar aquele sabor de feito em casa? O coado é o melhor jeito de preparar o café de quem não abre mão de um gostinho tradicional. Alguns detalhes devem ser levados em consideração para deixá-lo com toda a personalidade do blend. Para começar, é usada 1 colher de pó para cada 100ml de água.

Um detalhe que pode fazer a diferença, é escaldar o filtro e o recipiente com água quente antes de colocar o café. O pó deve estar nivelado, mas não compactado. Em seguida, dobre-se a parte em relevo do filtro para evitar qualquer resistência durante a passagem do café. A água deve ser derramada lentamente em movimento circular sobre todo o pó.

PRENSA FRANCESA

Famosa em toda a Europa, a Prensa Francesa é um método prático de fazer café em pequenas quantidades, com um sabor mais suave. Para seu preparo, primeiramente é escaldada a jarra. Em seguida, a água é despejada em cima do pó, mexendo-se com uma colher. A infusão do café deve acontecer por 4 minutos para garantir o sabor e evitar que a mistura espirre na hora de prensar. Em seguida, o pistão é pressionado devagar até o pó de café ficar todo compactado na base da jarra.

CAFETEIRA ITALIANA

Ícone de design mundial, a cafeteria Italiana produz um café bem intenso. Para o preparo, o pó é distribuído no compartimento do meio, sem ser pressionado. A água é colocada no compartimento inferior até o nível indicado, na altura da válvula de segurança.

O fogo deve ser baixo, para que a ebulição seja lenta. Em seguida, algumas gotinhas de água fria são despejadas na parte de cima da cafeteira para evitar que o café fique amargo ao encontrar o alumínio frio quando subir. Assim que o café começa a subir, é retirado do fogo para que o processo termine lentamente.

CÁPSULA

Ganhando cada vez mais espaço nas casas, a cápsula traz toda a praticidade do preparo individual e o inconfundível blend Scada. A quantidade de bebida preparada pode ser reprogramada segundo o gosto pessoal e as dimensões das xícaras usadas.

O modo de preparo depende do tipo de máquina. As cápsulas Scada são do tipo Nespresso. Para o preparo, adiciona-se água no reservatório, e em seguida, a cápsula é introduzida no compartimento da máquina. Coloca-se a xícara no distribuidor e pressiona-se a tecla para iniciar o processo. Depois, basta aguardar a xícara completar o nível desejado.

Seja qual for o método de preparo, uma coisa é certa:  o café tem singularidades como nenhuma outra bebida, o que o torna ainda mais especial para seus apreciadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *